Rio Piracicaba tem nova mortandade de peixes no distrito de Ártemis, em Piracicaba
30/11/2024
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que foi notificada e enviou técnicos ao local para uma vistoria. Uma nova mortandade de peixes foi registrada no Rio Piracicaba neste sábado (30), na região do distrito de Ártemis, em Piracicaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Imagens feitas pela EPTV, afiliada à TV Globo, mostram peixes mortos às margens do rio. Além disso, há alguns boiando na água.
"Cheguei aqui e vi a mortandade de peixe, vários peixes morrendo aí. Agora é época de piracema, isso aí é um crime. Tinha vários, eu vi dourado, uns outros barbados, uns outros tipos de peixe aí que eu não conheço", relata o comerciante César Cardoso.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que foi notificada e enviou técnicos ao local para uma vistoria.
Mortandade de peixes é registrada no Rio Piracicaba, no distrito de Ártemis, em Piracicaba
Reprodução/EPTV
Mortandade em julho
Em julho deste ano, milhares de peixes mortos foram avistados às margens do Rio Piracicaba, em Piracicaba. A cena chamou atenção de quem passou pelo manancial e pescadores ouvidos pela EPTV relataram que também havia espuma na água e a coloração era anormal.
A Cetesb identificou que a causa da mortandade foi o despejo de poluentes lançados no Ribeirão Tijuco Preto, afluente do Piracicaba, por uma usina de Rio das Pedras (SP). Os resíduos, porém, seguiram o curso do rio e chegaram ao Tanquã, também causando mortandade no minipantanal.
Não é possível afirmar o número de peixes que morreram, mas a força-tarefa criada para limpeza do Rio Piracicaba, após a descarga irregular de poluente na água, recolheu 2,97 toneladas de peixes mortos. Essa quantidade é apenas da mortandade registrada na zona urbana.
Imagem aérea mostra milhares de peixes mortos no Tanquã, em Piracicaba
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba